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Crianças hiperativas no regresso à escola

publicado em 26 Ago. 2022

A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) é a perturbação do neurodesenvolvimento mais frequente e afeta aproximadamente 7,5% das crianças em idade escolar. Este distúrbio afeta a capacidade da criança de se manter na
tarefa e/ou prestar atenção, por ter um nível de agitação motora elevada e/ou ser muito distraída.

 

Em todas as crianças, mas principalmente nas crianças com PHDA, o tempo de regresso às aulas pode criar um aumento do stress devido a uma mudança de rotina e de novas situações. Por essa razão, é importante que a família se prepare com antecedência para evitar ansiedade acrescida para si e para o seu filho o máximo possível.

Estratégias para a família

1. Restabelecer a hora de dormir e acordar.
Muitas crianças ficam acordadas até mais tarde à noite e dormem até mais tarde durante as férias de verão. Por isso, devem voltar ao ritmo sono-vigília normal pelo menos duas semanas antes do início das aulas. Isto ajudará a evitar que fiquem cansadas e rabugentas na primeira semana de aulas.

As crianças em idade escolar devem dormir 9 horas por dia.

 

2. Preparar o quarto e a área de estudo.
Para o seu filho fazer trabalhos de casa e/ou ter tempo de estudo, prepare um lugar específico antes do início das aulas. Envolva o seu filho na seleção desse espaço e organize-o com os materiais que serão necessários. Faça com que este tenha o mínimo de distrações possível. Envolva-o também na compra dos livros escolares.

 

3. Criar um calendário.
Ter um suporte visual para os acontecimentos dos próximos dias pode ajudar as crianças, principalmente as com PHDA, a organizarem-se e a estarem preparadas para o reinício da escola.
Coloque-o num sítio visível para toda a família e este ajudará na previsibilidade necessária para estas crianças.

 

4. Visitar a escola.
Se o seu filho vai para uma escola nova, faça por ir com ele visitar o local e as imediações. Se ele for utilizar os transportes públicos, faça umas viagens de treino com ele para que se sinta mais seguro quando tiver de as fazer sozinho.

 

5. Agendar consulta com o médico do seu filho.
É também altura para ter uma última consulta com o seu pedopsiquiatra assistente de forma a preparar o início do ano letivo, nomeadamente, a reintrodução da medicação que muitas vezes esteve parada durante o período de férias. Esta pode ser feita até 2-3 dias antes do início das aulas, de forma que os efeitos secundários mais frequentes nos primeiros dias não interfiram com as aulas. Outros colegas preferem iniciar o ano sem medicação e avaliar a necessidade da mesma com o feedback da escola e dos pais.

 

Cada caso é um caso e deve ser discutido com o seu médico. Acima de tudo, mantenha uma atitude encorajadora e a perspetiva de voltar à escola como positiva para que esta contagie o seu filho e ele goste de voltar e de estar na escola, local onde passa tantas horas e tão crucial para o seu desenvolvimento como pessoa e cidadão.