Skip to main content

Consulta do viajante: o que preciso de saber?

publicado em 03 Abr. 2023

O aproximar da época de verão e a normalização dos requisitos de viagem pós-pandémica, preveem o crescimento do número de viagens nos próximos meses, nomeadamente para países tropicais.

O que é a consulta do viajante?

A consulta do viajante consiste no aconselhamento sobre medidas preventivas de forma personalizada no contexto de uma viagem.

Quanto tempo antes da viagem devo recorrer a consulta do viajante?

Embora o agendamento um mês antes da viagem seja o ideal, em qualquer momento antes da viagem há benefício em recorrer a esta consulta.

Que informação/documentos preciso de levar?

Nesta consulta vários fatores são analisados, desde o destino, escalas, duração, época do ano, objetivos da viagem e condições de estadia. A saúde do viajante, medicações, vacinações prévias e alergias também são pontos fundamentais para a análise.

 

Assim, é muito importante que o viajante forneça estes dados e se faça acompanhar pelo seu boletim de vacinas.

Em que consiste a consulta do viajante?

Depois de recolhida e estruturada toda a informação, é feito um aconselhamento personalizado, indicadas as vacinas e medicações preventivas adequadas para aquela pessoa e viagem em concreto. O utente também é informado dos procedimentos em caso de ficar doente durante e após a viagem, nomeadamente quando no destino existe risco de malária.

Qual é o maior benefício?

Ao ser informado, o utente fica mais capacitado para se manter em segurança e com saúde durante a viagem, e assim minimizando os riscos inerentes e maximizando a experiência enriquecedora que constituí uma viagem.