Skip to main content

Teste de Tilt: diagnóstico de síncopes

publicado em 30 Mar. 2023

A síncope é definida como perda transitória de consciência, caracterizada por um rápido início, curta duração e recuperação total de forma espontânea. É vulgarmente conhecida por “desmaio”.

 

É uma entidade clínica muito comum, com muitos dos doentes mal diagnosticados e normalmente, a consumir muitos meios auxiliares de diagnóstico.

 

O teste de tilt é o único exame que permite o diagnóstico dessa entidade clínica ao ser capaz de reproduzir, em laboratório, o “desmaio” e assim permitir o diagnóstico na maioria dos casos.

 

O teste é realizado por um Especialista diferenciado nessa área e está sempre presente durante a execução do mesmo.

 

Este exame, disponível na Trofa Saúde Boa Nova, avalia como o organismo regula a resposta da frequência cardíaca e da pressão arterial quando o doente está na posição ortostática (de pé ou com inclinação a 70º).

Quando e porquê devo realizar o teste de tilt?

A pressão arterial e a frequência cardíaca são reguladas de forma contínua pelo sistema nervoso autónomo. Por exemplo, quando um indivíduo está deitado e se levanta há uma deslocação de sangue da metade superior do corpo para a metade inferior, fazendo com que menos sangue chegue ao coração. Em condições normais o organismo adapta-se, aumentado ligeiramente a frequência cardíaca e contraindo os vasos dos membros inferiores. Contudo um número significativo de indivíduos têm esta resposta intermitentemente alterada e a frequência cardíaca diminuir e os vasos podem dilatar, levando a uma descida da pressão arterial (hipotensão), com subsequente défice de irrigação cerebral, surgindo então sintomas como tonturas, visão enevoada, palpitações, sudação e, se o indivíduo não se deita rapidamente, acaba por perder a consciência, muitas vezes ocasionando traumas graves.

 

O teste de tilt é, como se disse, o exame ideal para o estudo e diagnóstico desse tipo de síncopes (desmaios). A monitorização contínua da pressão arterial e da frequência cardíaca, permite avaliar se o organismo está a responder adequadamente às mudanças de posição.

Como é feito o teste de tilt?

O doente é colocado numa mesa basculante (mesa de tilt) na posição de deitado, com apoio para os dois pés e são-lhe colocados elétrodos no tórax para monitorizar a frequência cardíaca e uma dedeira para que seja possível avaliar a pressão arterial Após um período de repouso, na posição de deitado, o indivíduo é submetido a mudança de postura, de molde a ficar com um grau de inclinação de 60 ou 709, sem que ocorra qualquer tipo de esforço, dado que é a mesa de tilt que procede à mudança de posição. O indivíduo ficará nessa posição até cerca de 30 – 45 minutos, caso a resposta da frequência cardíaca e da pressão arterial sejam as adequadas.

 

Se a resposta estiver a ser normal, o Médico poderá eventualmente dar um comprimido que fará o coração bater mais depressa e com mais força e o doente permanecerá na mesma posição por um período adicional de 10 minutos. Se, em qualquer momento do teste o doente referir sintomas que possam conduzir ao desmaio (idênticos aos que costuma sentir) e confirmando-se resposta inadequada da frequência cardíaca e/ou da pressão arterial, o teste será imediatamente abortado e considerado positivo.

 

No final do teste, o Médico transmitir-lhe-á o resultado e, se necessário, poderá orientado para a consulta de síncope.