As cólicas nos bebés são bastante comuns nos primeiros meses de vida, sendo vistas como passageiras e naturais no desenvolvimento do mesmo.
No entanto, para além do aconselhamento do pediatra, a consulta de Osteopatia tem se demonstrado uma prática natural e integrante do corpo do bebé, que visa o respeito pelo mesmo, considerando todas as partes integrantes da vida do bebé, incluindo a vida intra uterina e o parto.
O que é Osteopatia?
Osteopatia incide na visão holística do indivíduo, onde a relação física-psicológica emocional/espiritual é a base do diagnóstico osteopático, e o seu consecutivo tratamento. As consultas de Osteopatia são indicadas desde a vida intra-uterina até o ser mais idoso, não havendo contraindicações para a sua prática.
Quando levar o bebé ao Osteopata?
O bebé deve fazer a sua primeira visita ao Osteopata assim que os pais possam, pois quanto mais cedo mais fácil será eliminar consequências de possíveis traumas associados ao parto ou à posição na vida intra uterina, não sendo necessário tratamento mais longo.
O que são cólicas?
As cólicas não são consideradas uma doença, no entanto, é uma condição que poderá estar presente a partir das três primeiras semanas do bebé. A seguir ao refluxo gastroesofágico (ou “bolsar”), as cólicas são das queixas mais presentes, podendo se manifestar em até 40% dos bebés.
Os sinais associados a cólicas inicia na terceira semana após nascimento, podendo se descrever através de: choro intenso acrescido de gemidos, cara vermelha e flexão das
pernas; abdómen distendido, com sinais de inflamação e duro, maior incidência, no período noturno antes de dormir, associando dificuldade em adormecer, muita flatulência
e ruídos no abdómen, ou seja, obstipação ou quadro de diarreia.
Podem ser várias as causas das cólicas, como por exemplo, o tipo de parto, quadro de obstipação, intolerância à lactose, refluxo gastroesofágico, sucção fraca, devido ao freio da língua curta ou má posição da mesma, e intestino irritável.
Como pode a consulta de Osteopatia ajudar nas cólicas do bebé?
O parto poderá ser o momento mais importante e relevante para vida adulta do bebé. Casos de partos em que o bebé ficou preso no canal vaginal, partos muito rápidos ou
demasiado longos, partos instrumentados, podem ser exemplos de um parto traumático para o bebé. Nestas situações, o corpo do bebé pode absorver restrições e tensões, principalmente ao nível craniano e cervical.
A Osteopatia craniana é então das melhores soluções para as cólicas, assim como a eliminação das restrições existentes, restituindo equilíbrio e alivio ao mesmo, através de
técnicas de mobilidade geral no resto do corpo.
Em países, como Inglaterra, já é possível o Osteopata estar presente no nascimento do bebé, realizando check-up do mesmo, fazendo parte dos cuidados primários do bebé.
4 conselhos para aliviar cólicas do bebé:
- Tummy time;
- Ajudar a que o bebé arrote sempre que possível após cada mamada;
- Massagem no sentido dos ponteiros do relógio, no abdómen;
- Colocar bebé deitado na posição de lado, para favorecer relaxamento e melhorar capacidade de digestão.