Skip to main content

O que é o índice de Apgar?

publicado em 15 Set. 2023

O índice de Apgar (IA), criado em 1952 nos Estados Unidos da América por Virgínia Apgar, é um método de avaliação rápida do recém-nascido (RN), traduzindo a adaptação imediata do feto à vida extrauterina.

 

O IA é realizado ao 1º e 5º minutos após o nascimento para todos os bebés e em intervalos de 5 minutos até ao 20º minuto para bebés com pontuação inferior a 7. É considerada uma adaptação à vida extrauterina normal um resultado igual ou superior a 7.

Qual é o seu propósito?

Este sistema fornece uma avaliação padronizada para todos os bebés logo após o parto não determinando a necessidade de executar manobras de reanimação, mas é uma ferramenta útil no decurso das mesmas. O Programa de Reanimação Neonatal norte-americano recomenda que a reanimação, se necessária, seja aplicada de imediato, mesmo antes do primeiro minuto de vida, portanto, antes da avaliação pelo teste de Apgar. Neste caso, o índice de Apgar será uma ferramenta útil para avaliar a resposta do recém-nascido à reanimação.

O que avalia?

Cinco sinais objetivos que podem ser facilmente observados e medidos no primeiro minuto após o nascimento do RN. Os 5 sinais incluem: frequência cardíaca (FC), respiração, irritabilidade reflexa, cor da pele e tónus muscular. Cada um destes componentes recebe uma pontuação de 0, 1 ou 2.

 

Sinal 0 1 2
Cor Coloração pálida ou azul-acinzentada; Coloração rosada no corpo, mas azulada nos pés ou mãos; Coloração rosada em todo o corpo.
Frequência cardíaca ausente <100bpm >100bpm
Irritabilidade reflexa Não responde a estímulos  Faz caretas em resposta aos estímulos  Chora, espirra ou tosse em resposta a estímulos
Tónus muscular Músculos flácidos Flexiona os dedos, movimenta braços e pernas Movimenta-se activamente
Respiração Não respira Choro fraco com respiração irregular Choro forte com respiração regular

Quais são as limitações ao teste?

Vários autores referem que a atribuição da pontuação é subjetiva pois alguns elementos avaliados tais como a cor, o tónus e a irritabilidade reflexa, dependem da condição fisiológica do bebé e da sua maturidade fisiológica.

 

Outros fatores que podem alterar a avaliação do IA, incluem baixa idade gestacional (IG) e peso ao nascer, o trabalho de parto prolongado, aborto induzido prévio, pré-eclâmpsia, medicações maternas, anomalias congénitas, trauma, infeção, hipóxia e hipovolémia.

E se o RN tiver um índice de avaliação baixo?

Muitos recém-nascidos tem um índice de Apgar baixo, sem que signifique que terão complicações futuras desde que prestada correta assistência.

 

Aliás este índice não pode ser usado para predizer prognóstico neurológico nem eventual mortalidade.