A Cirurgia Plástica é cada vez mais conhecida na sua vertente estética, sendo inclusive motivo de alguns programas de televisão. Nas últimas décadas temos assistido a uma democratização dos procedimentos estéticos que resultou da evolução social, em que a saúde é encarada como um estado de completo bem-estar não só físico, mas também mental e social. Foi também ajudada por uma diminuição dos preços, tornando a Cirurgia Plástica acessível a um número cada vez maior de pessoas. Curiosamente, nos dias de hoje a maioria das pessoas que nos procura são pessoas comuns, trabalhadoras, que poupam em férias ou pequenos luxos, para corrigir um problema que os afeta física ou psicologicamente…estão cada vez mais longe os tempos em que apenas os muito ricos podiam beneficiar da cirurgia plástica.
Um dos riscos desta popularidade crescente da Cirurgia Plástica é o aparecimento de negócios, por vezes pouco escrupulosos, com promessas irrealistas, promovendo procedimentos realizados por “curiosos”, que mesmo não tendo formação em Cirurgia Plástica, se acham capazes de “dar um jeito” e até a preço de saldo…escusado será dizer que muitas vezes nestes casos, o barato sai caro. A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (SPCRE) tem tentado referenciar e notificar estas situações, mas cabe-lhe a si o importante papel de se certificar de que a sua cirurgia plástica é realizada por um Cirurgião Plástico devidamente certificado e registado na Ordem dos Médicos como tal.
Atualmente os procedimentos mais comuns são:
- Mamoplastia de Aumento: realizada por norma em doentes com hipotrofia mamária, atrofia pós-gravídica ou apenas descontentes com o seu volume mamário.
- Abdominoplastia: permite remodelar o abdómen, removendo o excesso de pele e gordura acumulada nessa região. É um procedimento frequente após gravidez (“mummy make-over”) ou após emagrecimento, em casos em que o abdómen ficou flácido e com estrias.
- Mamoplastia de Redução: a hipertrofia mamária é um problema que afeta um número significativo de mulheres portuguesas, que não tendo uma estatura elevada, apresentam mamas bastantes volumosas, condicionando o dia-a-dia com dores cervicais além da dificuldade na hora de escolher a roupa.
- Lipoaspiração/Lipoescultura: a lipoaspiração permite, por pequenas incisões, remover gordura subcutânea localizada. A gordura aspirada é, por vezes, utilizada para remodelar outras áreas corporais, a chamada lipoescultura (por exemplo, no aumento de glúteos).
Muitos outros procedimentos cirúrgicos existem, bem como técnicas não cirúrgicas, no âmbito da Cirurgia Plástica. Cada caso é um caso e todos necessitam de uma avaliação médica cuidada para a elaboração de um plano individual ajustado a cada situação.
O Trofa Saúde Hospital em Braga Sul e Braga Centro oferecem, em paralelo com excelentes condições físicas e de meios técnicos, uma equipa de Cirurgiões Plásticos diferenciada e certificada, inscritos não só na Ordem dos Médicos como Cirurgiões Plásticos mas também com certificação europeia do EBOPRAS (European Board of Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery) e estão preparados para oferecer aos clientes um serviço de excelência.