As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, apesar de ter havido uma melhoria significativa nos últimos anos. A morte por doença cardiovascular ocorre, principalmente, por Acidente Vascular Cerebral e Enfarte Agudo do Miocárdio.
As principais explicações para estes números são o envelhecimento da população e a elevada prevalência de fatores de risco cardiovasculares como a Hipertensão Arterial, a Diabetes, a Dislipidemia (popularmente conhecida como colesterol elevado) e o Tabagismo.
A melhor estratégia para diminuir a mortalidade cardiovascular é a prevenção primária. Esta estratégia consiste na adoção de medidas que diminuam a probabilidade do aparecimento da doença. Neste sentido, devemos incentivar a prática de exercício físico, promover uma alimentação saudável e a abstinência tabágica. Além disso, é fundamental alertar os doentes com hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia para a necessidade de controlarem estes fatores de risco com recurso a medidas farmacológicas e não-farmacológicas, sempre acompanhadas pela vigilância regular de um médico assistente.
Além da prevenção primária, outra estratégia para diminuir a mortalidade cardiovascular é o diagnóstico precoce destas doenças. A identificação da doença numa fase inicial pode permitir uma intervenção mais eficaz e evitar o aparecimento de complicações no futuro.
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem levado ao aparecimento de técnicas cada vez mais eficazes e menos invasivas no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Um dos melhores exemplos deste facto é a imagiologia cardíaca onde a Ecocardiografia Tridimensional, a Tomografia Computorizada (TC) e a ressonância magnética têm melhorado significativamente os cuidados prestados às pessoas com suspeita de doença cardíaca.
O Trofa Saúde Hospital em Braga Centro tem apostado na diferenciação na área da Cardiologia. Além de contar com uma equipa multidisciplinar com profissionais em diferentes áreas de especialização, oferece ainda um conjunto de técnicas imagiológicas avançadas como a TC e a Ressonância Magnética Cardíacas contribuindo para uma resposta eficaz no diagnóstico e tratamento destas doenças.