Skip to main content

O que não sabe sobre implantologia

publicado em 24 Fev. 2017

Todos queremos uma boca saudável, funcional e um belo sorriso que não comprometa a nossa vida social.

 

A má saúde oral pode afetar dramaticamente a condição física e emocional de qualquer um. Nos dias de hoje, na resolução da falta de dentes ou quando estes estão comprometidos, a implantologia é sem dúvida a melhor resposta. Mas nem tudo é assim tão simples. Para muitos, o medo, fobias, histórias vividas por terceiros e pesquisas na internet mal compreendidas, são um forte obstáculo. Existe razão para tamanho terror?

 

A verdade é que todos somos diferentes. Cada pessoa tem que ser tratada como um ser individual, diferente de todos os outros. O simples facto de examinar a boca do cliente, de saber o número de implantes e dentes a colocar, é insuficiente e os resultados podem ser catastróficos. Cada cliente tem que ser analisado como um todo, até onde a medicina o permita. Uma completa história clínica, desde o motivo da perda dos dentes, há quanto tempo os perdeu, a sua simetria facial, a harmonia da linha mediana, do plano oclusal ou da linha do sorriso e a compreensão das causas de perda óssea inicial, são alguns dos principais aspetos extra e intrabucais a serem estudados. Para além disto, a TAC associada a um guia de diagnóstico são a opção mais completa e fiável na determinação da qualidade, quantidade e densidade óssea, tão determinantes no sucesso cirúrgico e na satisfação das expetativas do cliente.

 

As doenças sistémicas têm ampla gama de efeitos sobre o nosso corpo agravada pelos medicamentos associados, e o protocolo a seguir num tratamento com implantes terá que estar em conformidade. É de extrema importância saber os medicamentos usados, os hábitos tabágicos, as alergias, a hipertensão, a diabetes, a osteoporose e as situações mais complexas como doenças auto-imunes, entre outras, são fundamentais para o sucesso do tratamento.

 

São tão importantes os fatores externos ao indivíduo, como a biocompatibilidade dos implantes e as possibilidades protéticas, e só algumas marcas permitem a correta reabilitação, resultando em alta previsibilidade de sucesso. Também as boas regras da desinfeção e eficiência na esterilização, seguindo à risca as normas de qualidade e condições de segurança, asseguram a eficácia do tratamento. Como implantologistas ao serviço do Trofa Saúde Hospital na Trofa e em Famalicão é-nos permitida uma análise cuidadosa a todos os que nos procuram, pois muitos dos que pensam ser saudáveis podem não o ser, tendo à disposição uma equipa multidisciplinar e exames complementares de diagnóstico no imediato, tão imperativo para um rápido planeamento. De tudo isto, os procedimentos cirúrgicos com implantes só muito raramente são contra indicados, mas sim, é o conhecimento de todos os fatores externos e internos ao cliente, pelo implantologista, e o seu correto esclarecimento, que quando compreendido, leva à satisfação, elimina falsas expetativas e resultam na CONFIANÇA cliente-implantologista, imprescindível ao sucesso do tratamento.