As leguminosas são grãos/sementes que crescem em vagens como é o exemplo do feijão, grão-de-bico, ervilhas, favas, milho, lentilhas, soja. São alimentos muito nutritivos, ricos em vitaminas e minerais, proteína e fibra, com efeito benéfico na nossa saúde.
As leguminosas são ricas em proteínas – macronutriente responsável pelo fornecimento de energia ao organismo, além de que é o único que não se acumula em forma de gordura, sendo essencial para quem pratica atividade física.
Nutricionalmente, as leguminosas são ricas em vitaminas do complexo B, C e K, assim como em ácido fólico e minerais como ferro, fosforo, zinco, potássio e magnésio. Estas são consideradas hidratos de carbono ricos em fibras, mas são excelentes fontes proteicas.
Neste dia Mundial da Leguminosas salientamos a importância do consumo deste tipo de alimento para a nossa saúde, enumerando 8 razões pelas quais devemos consumi-las:
- são uma boa fonte de proteína, essencial a diversas funções do nosso organismo e devem ser incluídas em regimes alimentares vegetarianos/vegan;
- são ricas em ferro, podendo auxiliar no controlo de anemias;
- pelo seu teor em fibra, ajudam na promoção de saciedade;
- são hidratos de carbono complexos, de baixo índice glicémico, auxiliando no controlo dos níveis de glicose no sangue e prevenção de diabetes mellitus tipo2;
- são ricas em ácido fólico, um nutriente que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural no feto durante a gravidez;
- são ricas em polifenois: um antioxidante, que tem como função o combate de radicais livres, auxiliando no combate do envelhecimento celular precoce e melhoria de processos inflamatórios;
- são muito versáteis, podemos inclui-las nos pratos principais, sopa, hambúrgueres, entre outros;
- são de fácil acesso, quer seja na sua forma natural ou enlatada;
As leguminosas possuem algumas substâncias que inibem a disponibilidade de certos nutrientes, como tal de forma a melhorar a sua digestibilidade e biodisponibilidade devem ser demolhadas antes da sua cozedura. Existe também um truque no que diz respeito à adição da alga kombu neste processo, para melhorar a digestão das leguminosas.