Skip to main content

A luta contra a obesidade: perder peso eficazmente e com saúde

publicado em 12 Ago. 2020

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a obesidade tem uma prevalência igual ou superior à de todas as doenças infeciosas.

 

Por não ter efeitos imediatos não parece ser tão grave como a pandemia COVID-19, mas se nada for feito para prevenir e tratar a obesidade, em 2025 esta atingirá mais de 50% da população mundial. O número de adultos obesos duplicou desde 1980. Em idade pediátrica o cenário é catastrófico – em todo mundo existem 45 milhões de crianças com excesso de peso e obesidade (valor 10 vezes superior ao registado em 1970).

 

Face a estes números, porque não se tomam medidas mais eficazes para prevenir esta pandemia global? 
As comorbilidades associadas à pré-obesidade e à obesidade constituem a quinta causa de morte a nível mundial, responsáveis por 2,4 milhões de mortes anuais (bem superior ao número de mortes provocadas, até à data, pela COVID-19).

 

E a evidência científica diz-nos que NÃO HÁ OBESIDADE SAUDÁVEL!
Ser obeso ou ter peso excessivo é o maior fator de risco para as doenças não transmissíveis mais mortais – as doenças cardiovasculares, diabetes, doenças osteoarticulares e alguns tipos de cancro. O risco de desenvolver estas doenças é proporcional ao aumento do Índice de Massa Corporal (IMC).

 

As razões são sobejamente conhecidas e muito simples. A associação perigosa entre estilos de vida sedentários e alimentação de má qualidade e/ou em quantidade excessiva que provoca um desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as despendidas.

 

É comum culpar os genes, mas estes não têm grande responsabilidade, dado que desde 1980 a nossa genética pouco ou nada mudou.

 

Como avaliar o nosso IMC? Divida o peso (kg) pelo quadrado da sua altura (m): Peso (kg)/ Altura (em m)2

 

O seu IMC é superior a 25kg/m2? Então mude a sua vida.
Emagrecer vale mesmo a pena (ver tabela 1: Classificação do IMC para adultos). Além dos ganhos para a saúde, a pessoa renasce. Com menos 5kg geralmente já se verifica uma diminuição dos valores de tensão arterial, um alívio das dores osteoarticulares e uma diminuição no tamanho da roupa. Ao longo do tratamento cada quilo perdido é uma vitória. Vai chegar uma altura em que se questionará como era possível sentir-se bem com aqueles quilos extra. A autoestima melhora, os elogios surgem… e sente-se motivado a continuar.

 

Como vou conseguir emagrecer?
Não há tratamento milagroso, mas há evidência científica de que a mudança de hábitos alimentares e de atividade física produzem resultados seguros e duradouros.

 

No Trofa Saúde Boa Nova temos uma equipa de Nutricionistas que avalia a sua composição corporal por Bioimpedância porque queremos garantir que perde Massa Gorda não essencial mantendo ou aumentando a sua Massa Muscular. Iremos elaborar um plano alimentar personalizado, adaptado ao seu dia a dia e à sua condição clínica. Vale a pena mudar e fazer uma alimentação mais cuidada. Mudar é gostar mais de si e é cuidar melhor de si e de toda a família.