A urologia é uma especialidade médico-cirúrgica que trata patologias, quer benignas quer malignas, do aparelho urinário masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga e uretra), e do aparelho reprodutor masculino (próstata, pénis e testículos).
De entre as patologias mais frequentes, salientam-se: as infeções urinárias, a litíase urinária (“pedras nos rins”), a hiperplasia benigna da próstata, a incontinência urinária, a disfunção erétil, o cancro do rim, o cancro da bexiga, o cancro da próstata e o cancro do testículo.
Como especialidade cirúrgica, para além da cirurgia convencional, a urologia faz uso de uma grande variedade de tecnologias e instrumentos cirúrgicos, que permitem a realização de procedimentos minimamente invasivos. O uso de modernos instrumentos flexíveis e de pequenas dimensões possibilita, através da utilização de orifícios naturais e do recurso a tecnologias como o laser ou os ultrassons, realizar complexos procedimentos cirúrgicos para tratamento de patologias da uretra, da próstata, da bexiga, dos ureteres e dos rins, sem estarem associadas quaisquer cicatrizes.
Paralelamente ao enorme desenvolvimento técnico e científico da urologia ao longo dos últimos anos, a criação de diversas subespecialidades permitiu desenvolver de forma considerável os cuidados de saúde prestados aos doentes.