“Fazer uma alimentação saudável e praticar exercício são práticas que todos sabemos que devemos fazer.”
Nos últimos tempos, tenho tido uma maior procura, nas consultas de Nutrição, de pessoas que são saudáveis e pretendem assim continuar. Para isso, querem saber como fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada, onde está implícito ser saudável.
Existem variados princípios para uma alimentação saudável e a maioria conhece os principais:
- Fazer várias refeições por dia.
- Consumir laticínios 2 vezes por dia.
- Iniciar as refeições principais com uma sopa de legumes, pois é saciante e preserva muitos nutrientes.
- Ter em atenção o consumo de sal, este deve ser moderado e devemos dar preferência a ervas aromáticas, pois ajudam a dar sabor aos alimentos.
- O método de confeção culinário deve ser simples.
- Dar preferência ao azeite para cozinhar e temperar os alimentos.
- Aumentar a ingestão de legumes, hortícolas e fruta.
- Aumentar a ingestão de água.
- O consumo de vinho deve ser moderado e consumido apenas nas refeições principais.
- Evitar doces, enchidos e gorduras.
- Ter em atenção o tipo de refeições que devo fazer e, quanto a snacks, quais os mais adequados.
- Aprender a ler e interpretar corretamente os rótulos dos produtos.
No verão, altura do ano em que nos despimos mais e por isso ficamos mais expostos, às vezes, acabamos por evitar os espelhos por não gostarmos do que vemos. Assim, é nesta altura que nos sentimos mais motivados a mudar de hábitos.
Que vos posso eu dizer que não saibam? Hoje, com as tecnologias e informação ao dispor de todos, a oferta de soluções é enorme, no entanto, em muitos casos, não se alcançam os resultados esperados. Porque será? Não estou a fazer corretamente! E volto a pesquisar.
Não nos devemos esquecer de que cada ser humano é um todo e não devemos generalizar. Se está a pensar em engravidar, é aconselhável estar dentro do peso recomendado e talvez esteja na altura de mudar alguns hábitos para ter uma alimentação adequada e aprender a comer de modo a evitar patologias da gravidez, como a diabetes gestacional.
Fazer uma alimentação saudável e praticar exercício são práticas que todos sabemos que devemos fazer. Mas como cada caso é um caso, o que vos proponho é que procurem um especialista na área para, assim, terem a noção das vossas necessidades e qual o regime mais adequado dentro da dieta familiar.
Seja seu amigo! Aposte na prevenção ou, se já tem patologias, está na altura de começar a tratar de si.