Vale a pena deixar de fumar?
Sim, sem dúvida! Segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS), apesar dos esforços e medidas de prevenção desde a década de 80, o tabagismo continua a ser, em Portugal e no mundo, um dos mais importantes fatores evitáveis de doença crónica e mortalidade prematura. O tabaco contém mais de 40 carcinogéneos reconhecidos e nicotina responsável pela dependência física e psicológica. Além do cancro, acresce o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crónicas. Tal como o cigarro eletrónico, os novos produtos químicos formados a partir dos sabores e solventes líquidos são mais tóxicos do que os compostos originais. Por isso, não está indicado substituir o cigarro tradicional pelo cigarro eletrónico.
Não é o primeiro dia do ano, mas pode ser um bom pretexto para deixar de fumar este verão
Depois de tanto tempo confinados em casa, há que aproveitar o desconfinamento e a chegada do verão para voltar a desfrutar do ar livre. Aproveite o bom tempo para passear, praticar desporto e esquecer-se de vez do tabaco. Usufrua de ambientes naturais não poluídos, sem os poluir com o cigarro. Verá que o olfato melhorará e irá aperceber-se de aromas agradáveis já esquecidos.
Deixar de fumar na pandemia COVID-19
O tabaco tem efeito nocivo no sistema imunitário, tornando o fumador mais vulnerável às infeções, como a COVID-19, com consequências mais graves. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), houve um aumento significativo de pessoas que agravaram o consumo de tabaco durante o segundo confinamento em 2021. No entanto, mantém-se uma elevada proporção da intenção de parar e escasso recurso a apoio médico, fruto do confinamento prolongado e falta de consultas de apoio ao fumador neste período. A Organização Mundial de Saúde (OMS), este ano, adotou como uma das medidas para combater a epidemia um novo compromisso virtual para parar de fumar. Nem tudo voltará a ser igual. Por isso, faça a diferença – deixe de fumar nesta pandemia.
Como conseguir deixar de fumar?
Não é necessário que Portugal seja campeão europeu de futebol para deixar de fumar. É necessária, sim, a motivação. Tem de acreditar que consegue. A cessação tabágica é uma das intervenções em Saúde com maior relação custo-benefício.
Por isso, dê o primeiro passo, fale com o seu médico para o ajudar e marque um dia D para deixar de fumar. Tem consultas de cessação tabágica disponíveis. Há métodos para auxiliar, farmacológicos e alternativos. A nível farmacológico existem a terapêutica de substituição da nicotina (TSN), a vareniciclina e bupropiom com duração até 12 semanas.
A nível alternativo tem, por exemplo, a acupunctura, hipnose e laser. Mas nada resultará sem força de vontade. Recair não significa que falhou, mas sim que tem de voltar a tentar.