Skip to main content

Benefícios do café para a saúde

publicado em 14 Abr. 2023

Os efeitos do café no organismo são interessantes e, potencialmente benéficos, desde que consumido moderadamente.

 

Pelo seu teor em cafeina, como propriedade estimulante, não é aconselhável o consumo durante a infância e adolescência e ajustado durante a gravidez e amamentação ou em casos clínicos específicos como hipertensão arterial, doenças gástricas, entre outros.

 

A quantidade de cafeína recomendada, por dia, para um adulto saudável é cerca de 400mg, o que equivale a cerca de 3-4 chávenas de café.

 

A forma como o organismo reage aos efeitos do café depende de vários fatores, nomeadamente da idade, da altura do dia em que toma o café, do estado de saúde, da prática de atividade física, entre outros.

 

O café contém uma elevada quantidade de compostos polifenóis, com ação antioxidante, capaz de neutralizar os radicais livres que são produzidos pelo nosso organismo em resposta a determinadas agressões. Tem vindo a ser estudado o contributo do café na capacidade de retardar o envelhecimento das células e na prevenção de doenças cardiovasculares, por exemplo.

 

Estes compostos polifenóis auxiliam na diminuição da inflamação do sistema nervoso central, contribuindo para a redução de ansiedade e melhoria do humor. O consumo de café está, por vezes, associado a hábitos de convívios sociais, estimulando o contacto entre as pessoas, melhorando assim o bem-estar psicológico.

 

A cafeína presente no café é uma propriedade estimulante do sistema nervoso central, auxiliando na memória, capacidade de concentração e diminuição da sensação de sonolência. Também possui um efeito termogénico e favorece controlo de apetite temporário, o que pode auxiliar em processos de perda de peso.

 

A cafeína tem a capacidade de auxílio na melhoria de performance física e mental para alguns atletas, devido ao aumento da produção de energia corporal, diminuição do cansaço e dor.

 

Alguns doentes notam que o café pode ser um excelente aliado na obstipação/prisão de ventre, isto porque a cafeína pode estimular a eliminação das fezes.