A blefaroplastia (blefaro – pálpebra; plastia – plástica) é uma cirurgia às pálpebras que ajuda a eliminar alguns sinais de envelhecimento da área periocular.
Com o passar dos anos, a anatomia e, por conseguinte, a aparência das pálpebras tendem a mudar.
Nas pálpebras superiores assiste-se frequentemente a um acúmulo excessivo de pele por perda de tonicidade dos tecidos subjacentes (dermatocalásia palpebral). Outros fatores, como a suscetibilidade genética e a exposição solar, podem também contribuir para uma aparência mais velha e cansada do olhar. Nestes casos, a blefaroplastia das pálpebras superiores é um procedimento cirúrgico estético específico que visa restaurar uma aparência mais jovem do olhar ao remover o excesso de pele, gordura e tecido muscular com perda de tonicidade. Noutros casos, o excesso de pele e descaimento dos tecidos são tão acentuados que podem mesmo comprometer o campo visual e a visão. Nestes casos, o objetivo da blefaroplastia não é estritamente estético, mas fundamentalmente terapêutico.
No caso das pálpebras inferiores, um dos sinais mais frequentes do envelhecimento são as bolsas palpebrais. As bolsas palpebrais são bolsas de gordura que existem naturalmente nas pálpebras, mas que, com a idade, tendem a herniar (tornar-se mais salientes), dando assim origem aos ditos “papos” na região palpebral inferior. Neste caso, a blefaroplastia inferior é também um procedimento de cirurgia estética que visa remover o excesso de gordura proporcionando uma aparência mais fresca e jovem ao rosto.
Não existe uma idade pré-determinada para realizar este tipo de intervenção uma vez que os sinais de envelhecimento variam muito de pessoa para pessoa.
A blefaroplastia (das pálpebras superiores e/ou das pálpebras inferiores) é normalmente realizada em regime de ambulatório sob anestesia local ou sedação, tornando assim possível o regresso a casa no mesmo dia da cirurgia. É considerado um procedimento simples e rápido. As incisões são realizadas de forma a se tornarem praticamente impercetíveis – nas pregas naturais dos olhos ou na conjuntiva – oferecendo um resultado natural, satisfatório e duradouro. O período de recuperação e retorno à rotina normal é de aproximadamente 2 semanas.