Grande parte de nós não gosta de dias frios e cinzentos deixando-nos sem motivação para sair de casa, ir trabalhar, sair com os amigos, entre outras coisas. No entanto, acredito que nestes últimos dois anos a perturbação afetiva sazonal ganhou outras proporções, em virtude da situação de pandemia que o país atravessou.
Embora pareça absurdo, a verdade é que as estações do ano podem ser um indicador significativo da nossa saúde mental. Isto é, os típicos dias de inverno, dias com menos luz, cinzentos e mais curtos, para algumas pessoas, tornam-se num mal-estar patológico. A este comportamento chamamos de Depressão Sazonal, que está relacionado com as mudanças de estação e tende a aparecer no outono/inverno e desaparecer a meio da primavera, quando os dias se tornam gradualmente maiores.
A luz influencia toda a funcionalidade do nosso organismo, pelo que quando existe uma baixa de luminosidade nos nossos dias, automaticamente irá haver uma quebra na produção da serotonina, chamada de hormona da felicidade. E quanto menor for a produção de serotonina, maior é a tendência para um humor depressivo.
Além da serotonina, também se sabe que a ausência de luz interfere com a produção da melatonina, hormona responsável pelo sono, sendo as noites maiores e menor o tempo de luminosidade. Vai haver um aumento na produção da melatonina, que por sua vez irá levar a maiores níveis de fadiga e falta de energia – caraterísticas estas presentes nos quadros de Depressão Sazonal.
Ainda que menos usual, sabe-se que também poderá ocorrer na primavera e no verão.
A perturbação de humor sazonal é caraterizada por tristeza, baixa motivação e energia, cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade em dormir ou problemas de concentração. Contudo, os sintomas variam de pessoa para pessoa e tendem a diminuir quando ocorre o aumento da exposição à luz solar.
Como prevenir?
É aconselhável que aproveite ao máximo todos os dias de inverno quando o sol brilha para obter os seus benefícios. E mesmo quando o frio e a chuva teimam em ficar, é importante que contrarie a vontade de desaparecer, saindo e convivendo com a família e amigos.
No entanto, deixo-vos algumas estratégias que vos poderão ajudar a prevenir a depressão sazonal:
- fazer passeios ao ar livre;
- abrir as janelas de casa, para permitir que entre o máximo de luz natural;
- acordar mais cedo, para que possa usufruir mais tempo da luz natural;
- no trabalho, se possível, sente-se ao pé das janelas;
- fazer caminhadas de no mínimo 10 a 20 minutos pela manhã: aumenta a temperatura corporal e começa o dia em boa forma;
- praticar exercício físico, sobretudo ao ar livre (sempre que possível);
- manter uma alimentação saudável, incluindo os frutos e hortícolas da época.