Skip to main content

Dia Mundial da Tubercolose

publicado em 23 Mar. 2017

Comemora-se a 24 de março, o Dia Mundial da Tuberculose, doença que infeta quase um terço da população mundial e que mata anualmente cerca de dois milhões de pessoas em todo o mundo.

 

No nosso país, tem-se assistido a uma melhoria progressiva dos índices de incidência, que já se situam abaixo dos 20 novos casos por 100 mil habitantes, quase um terço do que sucedia há 30 anos. Apesar deste enorme sucesso, ainda estamos praticamente na cauda da Europa.

 

Esta doença embora afete principalmente grupos de risco, como dependentes de álcool ou drogas, sem abrigo, imunodeficientes (VIH), reclusos, pode atingir qualquer pessoa, dado tratar-se de doença infetocontagiosa, cuja transmissão se faz essencialmente pela tosse de um indivíduo doente para um outro. Nesse sentido, qualquer indivíduo com uma tosse arrastada (com mais de duas semanas de evolução) deve ser submetido a uma Radiografia pulmonar, para diagnosticar ou excluir esta doença. Dado este carácter de contagiosidade, não admira por isso que tenha máxima incidência, nas grandes cidades (Porto, Lisboa, Setúbal).

 

A melhor medida para continuar com esta descida de incidência, é identificar rapidamente os doentes, curá-los, fazendo a medicação de forma controlada até ao final do tratamento (habitualmente 6 meses), devendo-se procurar ativamente as pessoas mais próximas no sentido de despistar eventual contágio.