O início do ano letivo constitui um momento desafiante para as crianças e adolescentes e respetivas famílias. Em seguida são referidos alguns aspetos que podem ajudar a que esse processo se dê de forma segura, saudável e feliz.
- Levar a criança a visitar a nova escola antes do primeiro dia de aulas.
- Conversar com a criança ou adolescente, procurando estimular uma comunicação aberta acerca das suas preocupações ou dúvidas. Transmitir uma atitude positiva sobre os desafios que se aproximam.
- Garantir uma alimentação De acordo com vários estudos, as crianças que tomam um pequeno-almoço nutritivo têm melhor rendimento e concentração na escola. Fornecer lanches saudáveis e reforçar a necessidade de ingerir uma quantidade adequada de água.
- Estabelecer rotinas ajuda a que as crianças se sintam seguras e com autoconfiança. São importantes, nomeadamente, no que se refere aos hábitos de sono, pois sabe-se que quando as crianças não dormem o suficiente podem apresentar dificuldades de concentração e aprendizagem. É importante definir uma hora de dormir e cumpri-la de forma consistente. Considerar iniciar esse horário uma semana ou mais antes do início do ano letivo, para que a criança tenha tempo de se adaptar. Evitar a utilização de dispositivos eletrónicos antes da hora de dormir.
- Ajudar a criança na organização e planeamento, pode diminuir a ansiedade dos primeiros dias de aulas. Organizar o material escolar e as tarefas diárias de acordo com o horário escolar. Estabelecer períodos de tempo para as atividades extracurriculares e para o estudo em casa. Proporcionar um ambiente tranquilo e livre de distrações, como dispositivos eletrónicos, de modo a potenciar a concentração.
- Estimular a autonomia e responsabilidade. Fazer compreender que os bons resultados estão dependentes do empenho nas aulas e nos trabalhos em casa.
- Envolver a criança na escolha do material escolar.
- Ao escolher a mochila, procurar uma que seja adequada ao tamanho da criança. Além disso, devem ser cumpridos os seguintes requisitos:
- mochila com duas alças largas e acolchoadas, as quais devem ser usadas em simultâneo, e com alça de cintura;
- apertar as alças para manter a carga mais próxima das costas;
- costas acolchoadas;
- mochila leve e com rodinhas;
- colocar os objetos mais pesados em baixo e mais próximos do centro das costas;
- a mochila não deve pesar mais de 10% a 20% do peso corporal da criança;
- rever semanalmente o seu conteúdo, removendo itens desnecessários.
- Agendar uma consulta de rotina no pediatra, se não tiver tido nenhuma recente, para avaliação do estado de saúde e desenvolvimento da criança, do cumprimento da vacinação e para esclarecimento de dúvidas.
- Falar com o pediatra se existir alguma preocupação relativa à saúde física ou mental da criança, incluído, mudanças notadas ao nível do peso, sono, hábitos alimentares ou comportamento.
Concluindo, preparar a criança para a entrada ou regresso à escola envolve priorizar a sua saúde física e mental, a nutrição e o sono. Ao ter em atenção os itens acima referidos, os pais preparam o terreno para uma adaptação à escola com sucesso, minimizando as dificuldades e ansiedade inerentes. É para isso importante manter estreita comunicação com os profissionais de saúde, professoras e outros cuidadores, bem como ser proativo na promoção do bem-estar geral da criança.