A doença coronária, uma doença cardiovascular, ocorre devido ao desenvolvimento de aterosclerose nas artérias coronárias.
De acordo com as recomendações científicas internacionais, estas são as medidas a adotar para a prevenção:
Recomendação para a prática de atividade física:
- Praticar atividade física aeróbica (150 – 300 min por semana de intensidade moderada ou 75 – 150 min por semana de atividade física vigorosa).
- Caso não seja possível, deverá tentar-se reduzir o tempo de sedentarismo com o envolvimento pelo menos numa atividade ligeira ao longo do dia.
Dieta saudável
- Substituição de gorduras saturadas por insaturadas.
- Escolha de um padrão alimentar à base de vegetais, rico em fibra (30 – 45g por dia), que inclua cereais, fruta (pelo menos 2 a 3 peças por dia), vegetais (pelo menos 2 a 3 porções por dia), leguminosas e nozes (30 g por dia).
- Restrição de consumo de açúcar, em especial de refrigerantes açucarados, álcool a um limite máximo de 100 g por semana e ingestão de sal para menos de 5 g por dia.
- Ingestão de peixe, de preferência rico em ácidos gordos, pelo menos 1 a 2 vezes por semana.
- Redução da ingestão de carne vermelha para um máximo de 350 a 500 g por semana e a carne processada deve ser reduzida ao mínimo.
Redução do peso corporal para pessoas obesas e com excesso de peso
- Devem esforçar-se por reduzir o peso, de forma a diminuírem o risco cardiovascular. Contribuirá também para um melhor controlo da pressão arterial, do colesterol elevado e do risco de diabetes mellitus.
Redução do stress
- Adotar medidas que ajudem a reduzir o stress.
Cessação tabágica
- Recomenda-se a cessação tabágica, independentemente do ganho de peso, uma vez que este facto não diminui os benefícios para a doença cardiovascular decorrentes da cessação do tabagismo.
Controlo dos níveis de colesterol
- Recurso a dieta, prática de exercício físico e se necessário tratamento com medicamentos.
Controlo da pressão arterial
- Recurso a dieta, nomeadamente baixa ingestão de sal, prática de exercício físico e se necessário instituição de tratamento com medicamentos.
Controlo da diabetes
- As pessoas diabéticas deverão praticar exercício físico, cessar o consumo de tabaco, caso sejam fumadoras, efetuar uma dieta pobre em hidratos de carbono, nomeadamente açúcares e gorduras saturadas e controlar o peso.
- Caso o médico considere haver indicação, deverão tomar medicamentos para controlo dos níveis de açúcar no sangue.
É extremamente importante que as pessoas consultem o médico de forma a efetuar uma avaliação do seu risco cardiovascular. Uma vez identificados fatores de risco, o médico deverá propor uma estratégia individualizada de forma a controlar todos os fatores modificáveis.
Os doentes com fatores de risco já identificados, deverão realizar consultas regulares e cumprir o tratamento proposto de forma a prevenir o desenvolvimento de aterosclerose, nomeadamente doença coronária.