As dores musculares, que todos nós já sentimos, surgem frequentemente após um esforço físico, podendo ser mais ou menos intensas, e podem durar apenas alguns dias ou persistir durante semanas ou meses.
Muitas vezes, surgem quando retomamos uma ida ao ginásio, as corridas ou até as caminhadas, depois de ter passado algum tempo sem as realizar… Nestes casos, a dor ocorre devido ao processo metabólico muscular, e tem normalmente uma duração curta, de apenas alguns dias, e vai aliviando com o passar dos mesmos.
No entanto, a dor muscular também pode ser causada por diversas disfunções no nosso organismo, não sendo o músculo a origem do problema, mas sim a consequência. Nestes casos, o(s) músculo(s) terão um esforço extra ao que seria esperado, e é geralmente uma dor que tende a ser mais persistente, precisamente pelo facto de haver uma causa subjacente, que é muitas vezes esquecida/ignorada.
É nestes casos que a osteopatia tem um papel particularmente relevante. A osteopatia é uma terapia complementar que realiza o diagnóstico e tratamento, utilizando diversas técnicas manuais, com base na integridade estrutural e funcional do corpo. Nesse sentido, durante a consulta, o osteopata faz uma avaliação completa do “doente” de forma a perceber qual ou quais as origens que podem estar por detrás de um aumento contínuo da atividade muscular, que originam então as dores musculares persistentes. Entre as origens mais comuns podemos salientar possíveis perdas de mobilidade vertebral e/ou articular, alterações viscerais, compressões nervosas, entre outras. Depois desta avaliação, procede então ao tratamento, que tem como principal objetivo reduzir/eliminar restrições de movimento, aumentando a mobilidade e diminuindo a dor do doente, de forma a melhorar a sua capacidade funcional e promover o seu bem-estar.
Portanto, se tem dores musculares que teimam em persistir e não o deixam viver sem dor, não hesite em marcar a sua consulta de osteopatia!
Aproveito para lhe deixar algumas recomendações para evitar o aparecimento de dores musculares:
- praticar exercício físico regularmente – ajuda a ter uma tensão muscular adequada, e ainda contribui para diminuir o stress e aumentar a qualidade do sono;
- realizar um aquecimento e exercícios de mobilidade antes do treino;
- caso tenha um trabalho que implique estar muitas horas na mesma posição, se possível, faça algumas pausas que lhe permitam mudar um pouco de posição, levantar-se e dar alguns passos ou realizar alguns alongamentos.