A dormência (parestesias) é um dos sintomas mais frequentes em consultas de patologia da mão; é também o sintoma mais frequente e característico da síndrome do canal cárpico.
Outros sintomas da síndrome canal cárpico são a dor, diminuição da força e sensação de mãos e dedos inchados. As parestesias podem ser intensas e referidas como queimor, enturpecimento ou encurtiçamento dos dedos.
Inicialmente os sintomas surgem durante a noite ou ao acordar; progressivamente vão-se tornando mais intensos, aparecendo também durante o dia, principalmente durante certos gestos ou atos de agarrar e/ou segurar objetos, principalmente em posições com o punho em flexão.
Numa primeira fase podemos tentar formas conservadoras de tratamento com uso de tala noturnas, vitaminas neurotrópicas e medidas posturais.
Em formas avançadas, a síndrome manifesta-se com sintomas permanentes, diminuição permanente da sensibilidade dos dedos, diminuição da destreza e atrofia da musculatura intrínseca do polegar.
A eletromiografia é um exame que estuda a velocidade de condução dos nervos e confirma o diagnóstico.
O tratamento cirúrgico está indicado quando os sintomas interferem no sono e durante atividades diárias ou quando surgem sintomas característicos de formas avançadas.
A cirurgia consiste na libertação do nervo mediano no canal cárpico, através de uma incisão de cerca de 4 cm.
No pos-operatório, a mão não é imobilizada; pelo contrário, o doente é estimulado a mobilizar ativamente os dedos, usar a mão nas tarefas básicas da vida diária (vestir, alimentar-se, tratar da sua higiene, pegar nos objetos, entre outras) evitando apenas pesos ou gestos muito repetitivos.
Os pontos são retirados entre os 12 e 14 dias pós-operatório.
Ao usar precocemente a mão, o doente terá uma rápida recuperação. O tempo de paragem ao trabalho é variável, mas geralmente ronda as 4 semanas; nos trabalhos pesados, a interrupção laboral poderá ser superior.
Os resultados expectáveis da cirurgia são bons desde que respeitados as seguintes condições:
- Indicação cirúrgica correta
- Técnica cirúrgica corretamente efetuada
- Seguimento pós-operatório atento
Caso apresente queixas similares às descritas, não hesite em contactar os nossos Ortopedistas especializados em Mão, Punho e Cotovelo, em qualquer uma das unidades do Trofa Saúde Hospital. Os nossos especialistas estão disponíveis para o esclarecimento de qualquer dúvida.