Skip to main content

Fisiatria de Intervenção: o que é e o que trata?

publicado em 15 Out. 2022

Nos últimos tempos, a Fisiatria de Intervenção tem vindo a desenvolver-se progressivamente, e engloba várias técnicas que, aliadas aos tratamentos mais convencionais de fisioterapia (terapia ocupacional, tratamento farmacológico, ortóteses ou outros produtos de apoios) podem potenciar os ganhos/resultados obtidos de uma forma mais célere.

A Medicina Física e de Reabilitação, ou Fisiatria, tem como principal objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento/reabilitação de patologias incapacitantes e comorbilidades relacionadas com os ossos, músculos, tendões, articulações e nervos, no adulto e na criança, com o objetivo de melhorar a funcionalidade e facilitação da participação.

Existem inúmeras áreas de intervenção da Fisiatria, incluindo a reabilitação musculoesquelética, reabilitação neurológica, reabilitação pediátrica, reabilitação cardiorrespiratória, reabilitação do pavimento pélvico, reabilitação oncológica, reabilitação de amputados, reabilitação desportiva, para além de uma área mais técnica, como a Fisiatria de Intervenção.

Nos últimos tempos, a Fisiatria de Intervenção tem vindo a desenvolver-se progressivamente, e engloba várias técnicas que, aliadas aos tratamentos mais convencionais de fisioterapia (terapia ocupacional, tratamento farmacológico, ortóteses ou outros produtos de apoios) podem potenciar os ganhos/resultados obtidos de uma forma mais célere. No Serviço de Fisiatria do Trofa Saúde Ovar temos esta mesma modalidade disponível.

 

A realização de uma técnica pressupõe sempre uma avaliação médica prévia em contexto de consulta, onde o doente é avaliado e onde são explicadas as técnicas mais indicadas e a sua pertinência, com discussão do prognóstico. De realçar que estas intervenções podem ser realizadas a doentes com patologia do foro musculoesquelético ou neurológico e constituem um complemento a um programa de reabilitação instituído, com objetivo de otimizar e acelerar o processo de reabilitação do doente.

 

Nas nossas instalações, estas intervenções infiltrativas são realizadas sobre controlo ecográfico, permitindo-nos visualizar e assegurar a correta estrutura a tratar, bem como tornar o procedimento mais seguro e mais inócuo.

 

Os produtos a serem utilizados dependem, obviamente, da situação clínica, podendo ir desde anestésicos locais, corticoides, ácido hialurónico, colagénio, plasma rico em plaquetas, relaxantes musculares, toxina botulínica, entre outros. O Trofa Saúde tem ao seu dispor profissionais médicos e técnicos devidamente credenciados e experientes, que estão focados na recuperação das mais diversas doenças e/ou situações clínicas que interferem com a qualidade de vida dos seus doentes.