A saúde intestinal é fundamental para o nosso bem-estar. Além das funções digestivas, o intestino é um órgão com funções muito importantes na defesa do organismo, contendo uma abundante concentração de microrganismos que compõem a flora de bactérias denominadas como “boas, amigas do organismo”.
A estes microrganismos que vivem no intestino, chama-se microbiota intestinal. Quando a microbiota é rica e diversificada, traz benefícios para nossa saúde contribuindo para o bom funcionamento da digestão e do sistema imunitário.
Os probióticos são microrganismos vivos que ajudam na digestão e protegem o organismo contra as bactérias nocivas.
Os chamados de alimentos probióticos são muitos importantes quando a microbiota intestinal está desequilibrada, o que pode ocorrer quando não é feita uma alimentação adequada e/ou após a toma de antibióticos, estes evitam formação de doenças como a diverticulite (inflamação dos divertículos) e colite ulcerativa (inflamação da camada mais interna da parede do cólon e do reto), por exemplo.
Situações que podem levar a que no intestino aumente o número de bactérias nocivas, e que por sua vez afetem o nosso sistema imunitário e nos deixem mais propensos a doenças.
Exemplos de Probióticos:
– Iogurte natural
– Iogurte Bífidos
– Leite fermentado
– Kefir
– Kombucha
– Chucrute
– Miso
– Kimchi
– Tempeh
– Picles de pepino
– Levedura Natural
Estes também ajudam a melhorar o humor pois é conhecida a sua relação entre o equilíbrio da flora intestinal e manutenção da saúde mental como diminuição de depressões e ansiedade
Os Prébioticos são hidratos de carbono não digeríveis (ex. fibras), que por sua vez estimulam o crescimento e ação dos probióticos. Os mais comuns são a inulina, lactulose, fruto-oligossacarídeos e os galactossacárideos.
Encontram-se em:
– Aveia
– Cevada
– Trigo
– Chia
– Chicória
– Cebola
– Alho
– Espinafres
– Brócolos
– Alho francês
– Alcachofra
– Couve
– Ameixa
– Mamão
– Pêra
– Entre outros.
Depois da época das festas, nomeadamente o Natal e o fim de Ano, em que foram cometidos excessos alimentares, muitas vezes esquecemo-nos das dietas e dos seus benefícios. Assim como da atividade física, pois sabe muito bem no final da refeição ficar à mesa na conversa e ir mais tarde, se o tempo o permitir, fazer uma caminhada, porém o tempo não tem estado nada a favor. E nos dias seguintes sabe bem passar na mesa e ir petiscando o que lá ficou.
Então Ano Novo vida nova. Está na altura de recomeçar a dieta, a atividade física, quando não for contraproducente e beber água que nem sempre combina com as iguarias das festas, e as vezes nos esquecemos dos seus muitos benefícios, como a ajuda no bom funcionamento intestinal.
Bom Ano!