Skip to main content

No verão não abdica do seu gelado? Saiba fazer as escolhas certas

publicado em 13 Ago. 2021

No verão, sem dúvida alguma de que um dos desvios regulares é o aumento da ingestão de gelados. Mas qual escolher?

 

Tal como em todos os outros produtos alimentares, recomenda-se a leitura atenta do rótulo, sobretudo a nível da lista de ingredientes e da declaração nutricional.

 

A lista de ingredientes dispõe os ingredientes utilizados para produzir determinado produto alimentar, por ordem decrescente de quantidade.

 

Na produção dos gelados são utilizados diversos ingredientes, podendo variar entre leite, natas, fruta, frutos gordos, chocolate, caramelo, açúcar, entre outros. Atualmente, podemos encontrar alguns gelados com baixo teor de açúcares, sem adição de açúcar, sem lactose, vegan, bio e com alto teor em proteína.

 

Normalmente, podemos beneficiar através da ingestão dos gelados com baixo teor ou sem adição de açúcar; porém, convém reforçar que devemos sempre ler o rótulo no seu todo e verificar se não existe um aumento significativo de outros ingredientes (como, por exemplo, gordura).

 

Se o gelado é isento de glúten significa que, de acordo com o Regulamento de Execução (UE) n.º 828/2014, de 30 de julho de 2014, não contém mais de 20 ppm (mg/kg) de glúten.

 

Quando o gelado é sem lactose significa que ou é de origem vegetal ou o leite utilizado na sua produção não contém lactose. Na indústria, é adicionada ao leite a enzima lactase para degradar a lactose em açúcares simples, e daí o seu sabor mais adocicado, vantajosa para pessoas intolerantes à lactose, porque lhes permite a ingestão de produtos lácteos sem sintomas de mal-estar.

 

Ao conter o termo bio, o gelado tem de ser produzido seguindo critérios específicos, tendo por base o respeito pelos animais e ambiente, assim como o uso de métodos de produção mais sustentáveis.

 

Não é por ser isento de glúten, sem lactose, vegan e bio que um produto alimentar é menos calórico.

 

Por fim, um gelado que contém alto teor de proteína não é propriamente a melhor opção para quem quer aumentar a ingestão deste nutriente, uma vez que existem muitas outras alternativas mais saudáveis e com menos calorias por porção.

 

Além dos ingredientes, a quantidade de gelado ingerida é importante. Opte sempre por pequenas porções, de forma a que a ingestão calórica não seja excessiva.

 

Atualmente, a oferta é diversificada, mas falando da “Olá”, que é uma marca disponível em diversos locais comerciais, poderá sempre optar por comprar aqueles menos calóricos. Com menos de 80kcal temos: Solero (Frutos Vermelhos, Manga, Maçã Verde, Bio Juicy Peach, Strawberry Smoothie, Pineapple Smoothie), Minions Bello, Minions Poopaye, Copo Minions, Copo Patrulha Pata, Mini Milk, Epá e Fizz Limão.

 

Poderá sempre escolher mais regularmente gelados à base de água/gelo, de iogurte magro, leite, fruta, sem adição de açúcares ou grandes quantidades de gordura. Para isso basta fazer a escolha certa fora de casa e dar asas à imaginação quando estiver em casa. Existem imensas receitas saborosas e menos calóricas que poderá experimentar fazer.

 

Se o consumo for esporádico, poderá escolher o gelado de que mais gosta, sendo uma boa estratégia optar pelas versões mini.