A Implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários, sendo estes uma solução segura e permanente para a substituição de um ou mais dentes.
Os implantes dentários surgem como a solução mais natural em relação às próteses removíveis, normalmente desconfortáveis e apenas suportadas pela mucosa.
O planeamento de uma reabilitação oral com o uso de implantes é uma forma eficaz para se conseguir um ótimo prognóstico para o doente.
Através da implantologia moderna, repomos os dentes perdidos ou fixamos próteses totais, contribuindo para restabelecer a qualidade de vida e a autoestima dos nossos doentes. Com o avanço tecnológico dos exames auxiliares de diagnósticos realizados na fase pré-operatória, podemos antever as dificuldades cirúrgicas e planear com precisão a posição exata dos implantes e antever a possível necessidade de uma regeneração óssea guiada (utilizada em casos de perda precoce de peças dentárias).
Dispomos de alta tecnologia e de programas digitais que em meio hospitalar nos auxiliam tanto na fase pré-cirúrgica (mostrando aos doentes previamente o resultado final), como na fase cirúrgica através da confeção de guias cirúrgicas personalizadas. Estas guias são utilizadas aquando a colocação de implantes, tornando a cirurgia muito menos invasiva, mais rápida, precisa e com um pós-operatório mais confortável. Com este tipo de tecnologia também conseguimos uma maior rapidez na confeção da prótese provisória que será colocada logo imediatamente após a cirurgia, permitindo ao doente alto conforto e a possibilidade de ter dentes fixos no próprio dia.
Esta tecnologia permite ainda auxiliar-nos em casos onde são necessárias regenerações ósseas guiadas, quer à base de titânio ou com o uso de membranas reforçadas com PTFE/titânio, entre outras. Existem inúmeras técnicas no mercado para regenerações de defeitos ósseos através de diversos tipos de biomateriais, podendo estes ter origem sintética ou de outras espécies animais (bovinos ou suínos).
A vanguarda da capacidade técnica das equipas de excelência do Trofa Saúde Hospital permite ainda a realização de regenerações a partir de autoenxertos retirados de zonas dadoras do próprio doente. O uso dos próprios dentes extraídos, onde a porção da dentina é obtida através de equipamentos e utilizada como autoenxerto, sendo desnecessário o uso de osso sintético. Podemos ainda realizar enxertos mucogengivais de forma a criar volume em zonas estéticas ou a criação de gengiva queratinizada tão importante na estabilidade dos implantes ao longo do tempo. Outra técnica vanguardista é o uso do plasma (PRGF) do próprio doente que possui fatores de crescimento que nos iram auxiliar na recuperação e na cicatrização da ferida cirúrgica. O facto de esses tratamentos serem realizados num ambiente hospitalar proporciona ainda a facilidade de realizar todos os procedimentos no mesmo local e a ter uma avaliação multidisciplinar tanto da Medicina Dentária, como em qualquer área médica, proporcionando desta forma um maior conforto, segurança e satisfação por parte do doente.