Skip to main content

O que é a Terapia EMDR?

publicado em 21 Nov. 2020

EMDR é a sigla de Eye Movement Desensitization and Reprocessing, que significa dessensibilização e reprocessamento através do movimento ocular. A terapia EMDR foi desenvolvida por Francine Shapiro, uma psicóloga americana, em 1987. Trata-se de uma psicoterapia baseada no Modelo de Processamento Adaptativo de Informação e, inicialmente, foi utilizada para o tratamento da Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT). Atualmente, tem sido eficaz também no tratamento de outras perturbações da saúde psicológica, tais como na Ansiedade, Depressão, nas Perturbações da Alimentação ou nas Adições.

 

Este modelo considera que os sintomas das perturbações psicológicas são o resultado de experiências perturbadoras passadas, que continuam a gerar sofrimento, uma vez que a memória não foi processada de forma adequada. Assim, estas memórias não processadas contêm emoções, sensações físicas, pensamentos e crenças (elementos perturbadores) que surgiram no momento do acontecimento traumático ou experiência de vida adversa. Sempre que estas memórias são ativadas, a pessoa experiencia novamente os elementos perturbadores associados e surgem os sintomas da PSPT ou de outras perturbações da saúde psicológica. Neste contexto, a terapia EMDR vai permitir o acesso e o processamento das memórias traumáticas, possibilitando uma resolução adaptativa, diminuindo o sofrimento e modificando as crenças negativas.

 

A EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement), tendo como objetivo alterar o modo como a memória é armazenada no cérebro, reduzindo os sintomas ou eliminando-os totalmente. Isto é, dessensibilizar a carga negativa da memória e reprocessá-la de maneira a que as emoções e cognições associadas sejam mais adaptativas. Durante a terapia, a pessoa foca-se na memória traumática e, em simultâneo, o terapeuta executa séries de estímulos bilaterais, que podem ser visuais (i.e., movimento dos olhos de um lado para o outro), auditivos ou táteis.

 

As sessões são individuais, com uma duração de 60 a 90 minutos, podem ir de 6 a 12 sessões, com frequência semanal, seguindo um protocolo de oito fases. É uma terapia segura e sem efeitos secundários negativos. Todavia, salienta-se que a terapia EMDR apenas pode ser praticada por Psicólogos e Psiquiatras com formação específica nesta psicoterapia.

 

Existe já bastante investigação sobre a EMDR, mas a inclusão desta terapia em algumas guidelines de organizações profissionais internacionais reforçou a sua credibilidade, tais como a American Psychiatric Association (APA), o Department of Veterans Affairs e o Department of Defense dos EUA, o National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Cuide da sua saúde mental em todos os momentos da sua vida. Conte com uma equipa totalmente disponível, experiente e totalmente diferenciada, na unidade de Neurociências do Trofa Saúde Hospital Central em Vila do Conde.