Skip to main content

O que pode provocar a dor de ouvido?

publicado em 03 Out. 2022

A otalgia, vulgar dor de ouvido, é um sintoma muito comum que afeta todas as faixas etárias. Esta pode ser causada por patologias que afetam o ouvido ou as estruturas circundantes. Assim, pode diferenciar-se entre dor de ouvido de causa primária, quando a dor é originada no ouvido, e dor de ouvido de causa secundária, quando a dor é sentida no ouvido, mas é proveniente de outra localização.

 

A consulta de otorrinolaringologia é fundamental de forma a fazer uma história clínica detalhada, avaliando sintomas acompanhantes, como comichão, saída de líquido do ouvido, perda auditiva ou zumbido. O exame objetivo com avaliação do canal auditivo, membrana timpânica e órgãos circundantes permite fazer um diagnóstico diferencial.

Dor de ouvido de causa primária

As causas primárias tendem a ser mais comuns na idade pediátrica, em que a otite média aguda é a causa mais frequente da dor de ouvido, atingindo cerca de 80% crianças até aos três anos.

 

Ouvido externo

Há várias patologias do ouvido externo que podem originar dor de ouvido. Alguns exemplos pela sua frequência são o traumatismo do pavilhão auricular, otite externa (associada à manipulação do canal auditivo ou entrada de água contaminada, originando dor e saída de líquido do ouvido), acumulação de cera no ouvido, corpo estranho, furúnculo ou celulite (decorrentes da picada de insetos ou colocação de brincos ou piercings).

 

Ouvido médio

As causas mais frequentes são a otite média aguda (dor sentida na profundidade e geralmente associada a congestão nasal e febre; nas crianças podem surgir sintomas pouco específicos, como irritabilidade, agitação e distúrbios do sono), hematoma do tímpano (conhecido por hemotímpano, pode surgir devido a um traumatismo do ouvido ou devido a traumatismo de pressão – viagem de avião ou mergulho) ou perfuração da membrana timpânica.

Dor de ouvido de causa secundária

Nos adultos, as causas secundárias estão na origem de metade das dores de ouvido, sendo a patologia dentária e patologia da articulação temporomandibular as causas mais frequentes de entre estas.

 

A dor de ouvido de causa secundária resulta da enervação complexa do ouvido. Há vários nervos que convergem para uma via nervosa central, sendo que todos os nervos envolvidos nos órgãos circundantes podem gerar a dor de ouvido.

 

As causas mais comuns são a disfunção da articulação temporomandibular (a dor pode ser exacerbada com a mastigação ou com a maior abertura da boca), as infeções dentárias, as infeções da garganta (inflamações do palato ou das amígdalas, devido à sua rica enervação podem originar a dor referida) ou sinusite (coexistem geralmente queixas como congestão nasal e tosse).

 

Salienta-se que nos idosos, a causa mais frequente de dor de ouvido é a patologia osteoarticular do pescoço devido à irradiação das raízes nervosas cervicais.