Skip to main content

Pensemos na Pré-Diabetes

publicado em 04 Out. 2020

A Diabetes Mellitus é uma doença crónica caracterizada por valores de glicemia (açúcar no sangue) elevados, consequência da falta de produção de insulina pelo pâncreas ou deficiente utilização da insulina a nível periférico.

 

O número de doentes com Diabetes tem vindo a aumentar em todo o mundo, sendo Portugal um dos países em que esse aumento é mais significativo. Estima-se que no nosso país haja um milhão de pessoas com Diabetes, mas destas, 400 mil ainda sem diagnóstico.

 

vários tipos de diabetes, sendo a Diabetes tipo 2 a mais frequente – 90% dos casos – e a Diabetes tipo 1 – cerca de 10%.

 

Enquanto a Diabetes tipo 1 se instala de uma forma rápida e exuberante, a Diabetes tipo 2 é silenciosa, de progressão lenta, com intervalo de anos até apreciamento dos sintomas, mas anos esses em que é frequente começarem a desenvolver-se as complicações, nomeadamente a nível dos olhos e do coração.

 

Esta constatação fez com que se começasse a intervir mais cedo, quando as glicemias em jejum se situam entre 100 e 125 mg/dl, período denominado pré-diabetes.

 

A acentuar a importância deste período, está o facto de através da adoção de medidas certas e atempadas, ser mesmo possível evitar a progressão para diabetes em 50% dos casos.

 

Daí ser obrigatória a avaliação da glicemia em todos os doentes que apresentem um ou mais fatores de risco para a diabetes tipo 2:

 

  • Mais de 45 anos;
  • Familiares do 1º e 2º grau com diabetes
  • Excesso de peso e obesidade;
  • Hipertensão, dislipidemia, ovário poliquístico;
  • História de diabetes na gravidez ou filhos com peso à nascença igual ou superior a 4kg;
  • Vida sedentária;

 

Concluímos que a abordagem destes doentes deve ser o mais precoce possível, começando com introdução de alterações do regime alimentar, aumento de atividades físicas e se necessário medicação. Resumir a nossa abordagem à prescrição de fármacos é hipotecar a saúde e a qualidade de vida dos doentes.

 

No Trofa Saúde Hospital Central (em Vila do Conde), a consulta de Diabetes funciona sem tempos de espera, assim como a consulta de Nutrição e de todas as especialidades de apoio, nomeadamente, Oftalmologia, Ortopedia, Cardiologia, Neurologia, Cirurgia Vascular, Estomatologia, Nefrologia e Psicologia.

 

Poder contar com o apoio do serviço de Enfermagem para a educação da Diabetes é uma mais-valia que muito contribui para a adesão do doente à terapêutica.