A resposta é: sim! Claro que sim! Os países em que a temperatura é mais alta são precisamente aqueles em que são feitas mais cirurgias estéticas, todo o ano! Temos o exemplo próximo do Brasil.
Os meses de verão podem ser os mais favoráveis em algumas situações: vejamos o exemplo dos emigrantes (que muitas vezes aproveitam o mês de agosto para vir ao seu país de origem, fazer as cirurgias que pretendem e voltar completamente aptos a retomar os seus compromissos profissionais em setembro) e o caso dos professores (que podem aproveitar os meses de férias letivas para um procedimento cirúrgico).
Os meses quentes de verão são os mais favoráveis para se fazer cirurgia estética?
Para muitos procedimentos, não! Porque o sol é um dos inimigos das cicatrizes (as zonas operadas não devem apanhar sol diretamente, pelo menos durante 30 dias) e porque o calor favorece o edema e dificulta a tolerância de roupas compressivas importantes no pós-operatório de muitas cirurgias.
No entanto, atualmente dispomos de muitas “armas” que nos ajudam a ultrapassar estes condicionantes! Temos o gelo (para aplicar, por exemplo, na face operada) e o ar condicionado para baixar a temperatura ambiente. Por outro lado, podemos prescrever protetores solares de boa qualidade, que protegem as cicatrizes, e massagens de drenagem linfática, que ajudam a diminuir o edema pós-operatório. Em cirurgias maiores, a desidratação é um fator que deve ser prevenido. Por isso, é necessário reforçar a ingestão de água nos primeiros dias a seguir à cirurgia, de forma a evitar a hipotensão, que pode ser potencializada pelo calor excessivo, especialmente durante o verão.
No nosso país, a época do ano mais procurada para cirurgia estética é a primavera, que antecipa os meses de maior exposição do corpo; nesta fase, os procedimentos mais requisitados são as lipoaspirações, abdominoplastias, mamoplastias de aumento (com próteses) e de redução; é nesta fase que também são feitos mais frequentemente os procedimentos de rejuvenescimento não cirúrgico do rosto, como a aplicação de botox e ácido hialurónico. Nos meses de inverno somos particularmente procurados por doentes que pretendem procedimentos de rejuvenescimento facial, como as blefaroplastias e o face-lift.
Portanto, qualquer cirurgia pode ser realizada, com segurança, em qualquer altura do ano. O mais importante é aconselhar-se previamente junto do seu Cirurgião Plástico para poder programar o procedimento cirúrgico, o pré e o pós-operatório da forma mais segura e conveniente.