A Radiologia de intervenção é uma diferenciação da Radiologia que, em muitos países europeus, é uma subespecialidade e que nos Estados Unidos é até uma especialidade médica autónoma.
Com recurso às modalidades de imagem médica amplamente utilizadas pela radiologia, conseguimos guiar vários instrumentos com grande precisão ao local planeado, permitindo a realização de um grande número de técnicas diagnósticas e terapêuticas, que na sua maioria são:
- de caráter minimamente invasivas (incisão milimétrica);
- pouco dolorosas (realizadas com anestesia local);
- de elevada precisão e eficácia;
- de baixo risco de complicações;
- realizadas em regime de ambulatório.
Os objetivos da Radiologia de Intervenção são diversos e de complexidade variável, dependendo da técnica, órgão e patologia associada, incluindo por exemplo:
- diagnóstico (biópsia);
- destruição e controlo de tumores (ablação, embolização e quimioembolização);
- controlo de hemorragia (embolização);
- drenagem (abcessos e biliar);
- controlo da dor (infiltração e ablação);
- doseamentos hormonais (cateterismo veias supra-renais);
- desobstrução de vasos (angioplastia).
Na maioria dos grandes hospitais dos países mais desenvolvidos e na literatura médica, estas técnicas recentes e inovadoras têm já provas dadas da sua eficácia e segurança, sendo a maioria delas utilizadas de forma regular. Em Portugal, estas técnicas estão já disponíveis nos hospitais de maior diferenciação há algumas décadas, com utilização crescente e presença “obrigatória” em consultas de grupo oncológicas e no serviço de urgência.
Com a criação da Unidade Funcional de Radiologia de Intervenção (UFRI), coordenada pelo Dr. Tiago Pereira, o Grupo Trofa Saúde (GTS) reforça a aposta na diferenciação e na inovação, disponibilizando técnicas que permitirão ter:
- diagnóstico mais rápido e preciso;
- tratamento mais indicado para o seu problema;
- menos dores e complicações;
- diminuição de dias de internamento;
- recuperação mais rápida;
- cicatrizes mais pequenas.
A implementação de equipas dedicadas em Radiologia de Intervenção, incluindo médico, enfermeiro, técnico e auxiliar, permite aumentar a diferenciação e a qualidade dos serviços médicos prestados. Com uma equipa dinâmica, motivada e de elevada diferenciação, a UFRI do GTS está em condições de percorrer o “Trilho da Diferenciação”, rumo à excelência dos cuidados!