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Regresso às aulas: a importância de uma alimentação saudável

publicado em 02 Out. 2023

Depois das férias, período comum de alguns excessos, é importante voltar à rotina e estabelecer bons hábitos alimentares para o período escolar.

 

É de salientar que segundo os dados do COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative), em Portugal entre 2019 e 2022, 31,9% das crianças, entre os 6 a 8 anos, apresentavam excesso de peso (incluindo obesidade), tendo este valor aumentado 3,8% durante este período[1].

 

O ambiente escolar é um local onde as crianças passam grande parte do seu tempo, por vezes mais de 8h por dia. Assim sendo, deve ser garantida uma alimentação saudável durante este período.

 

Para melhor enquadrar a importância de uma boa alimentação, crianças que não tomam pequeno-almoço são mais propensas a serem menos ativas fisicamente e terem um condicionamento cardiovascular mais deficitário [2]. Para além disso, há evidencias que não tomar pequeno-almoço afeta diretamente a aprendizagem no que diz respeito ao seu comportamento, desempenho cognitivo e escolar [2].

 

Um artigo de revisão identificou 21 estudos que demonstraram que crianças que consumiam um pequeno-almoço variado entre 3 a 4 grupos de alimentos como lacticínios magros, cereais integrais, fruta e gorduras, eram mais propensas a alcançar notas mais altas do que aquelas que não o faziam [2].

 

Relativamente às refeições intermédias é importante que a criança leve de casa para evitar comprar, na escola ou fora dela, alimentos menos saudáveis, na maior parte das vezes ricos em sal, açúcares e gorduras saturadas como bolos, bolachas ou snacks.

 

Assim, o papel dos pais, é fundamental na promoção e literacia dos hábitos alimentares dos seus educandos. Envolver as crianças no processo de preparação dos lanches, incentivando-as a experimentar diferentes alimentos, explicando quais os benefícios do seu consumo em detrimento de outros, leva a estabelecer uma relação positiva com a comida e hábitos saudáveis.

O que levar para os lanches intermédios [3]?

Laticínios

Leite e iogurtes magros – excelentes fontes de proteína, cálcio, potássio, fósforo magnésio, iodo e zinco.

 

Hortofrutícolas
Fruta da época, tomate cherry, palitos de cenoura… Baixo valor calórico, fonte de vitaminas, minerais e fibras, micronutrientes necessários todos os dias.

 

Cereais

Fontes de vitaminas do complexo b e fibra. Idealmente os menos refinados como os flocos de aveia, arroz tufado ou pão integral.

 

Frutos oleaginosos

Nozes, castanhas do Pará, avelãs, amendoim, amêndoas são ótimas fontes de gorduras insaturadas, devendo ser consumidas com moderação, derivado do seu alto valor calórico. Evitar com sal ou açúcar adicionado.

 

Água

A água é a base de uma alimentação saudável por isso deve optar sempre por beber água em detrimento de sumos, néctares ou refrigerantes que contém sempre açúcar adicionado na sua composição.

 

Exemplos de lanches nutritivos:

  • 1 peça de fruta + 2 tostas integrais + 1 iogurte magro
  • 1 pão integral + 1 queijo fatia de queijo magro + 4 nozes
  • 1 pão integral com manteiga de amendoim + 1 pacote de leite magro (250ml)
  • 3 bolachas de milho + queijo de barrar fundido
  • 1 iogurte natural sem açúcar + 2 colheres de sopa de flocos de aveia + 1 colher de sobremesa rasa de sementes
  • 1 peça de fruta + 1 iogurte líquido magro + 6 amêndoas
  • 1 peça de fruta + 1 babybel light + 8 avelãs;
  • Tomate cherry + 1 fatia de pão integral + 1 fatia de queijo magro;
  • Palitos de cenoura + húmus ou tahini.

 

Em suma, uma alimentação adequada que permita um correto desenvolvimento físico e cognitivo, desempenha um papel fundamental no regresso às aulas. Ao fornecer opções de refeições em casa e na escola, ao educar os estudantes sobre a importância de fazer escolhas alimentares conscientes, pais e educadores podem ajudar os alunos a alcançarem o seu potencial máximo e a desfrutarem de um ano letivo produtivo e saudável.

Referências
Rito, I. A., & Graça, P. (2022). Childhood Surveillance Obesity Initiative – COSI Portugal 2016. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP
Adolphus, K., Lawton, C. L., & Dye, L. (2013). The effects of breakfast on behavior and academic performance in children and adolescents. Frontiers in Human Neuroscience, 7(August), 1–28
Gregório, M.J., Lima, R., Mendes de Sousa, S. e Marinho, R. (2021). Guia para Lanches Escolares Saudáveis. Em: Direção-Geral da Saúde, ed.