Pode ser evitada a cirurgia?
De uma maneira geral, nas artrose menos graves, antes de considerar a cirurgia, poderá tentar alguns tratamentos não cirúrgicos, que podem incluir fisioterapia, perda de peso (se apropriado), medicação anti-inflamatória, infiltrações e eventualmente tratamentos alternativos, como a acupuntura. Estas soluções podem ajudar a controlar os sintomas e limitação funcional por algum tempo.
No entanto, se os sintomas se agravarem e começarem a afetar a sua qualidade de vida, a cirurgia pode ser a melhor opção. Também deve ser tido em conta que, se a prótese do joelho for necessária, atrasar a cirurgia por um longo período de tempo pode resultar na necessidade de uma operação mais complexa e eventualmente uma recuperação mais difícil e um resultado menos favorável.
Qual é o momento certo para se submeter a cirurgia de prótese do joelho?
Não existe uma fórmula precisa para decidir quando deve fazer uma substituição protésica do joelho.
A cirurgia deve ser considerada se tiver um joelho rígido e doloroso que dificulte a realização até das atividades mais simples, e não tiver resultados satisfatórios com outros tratamentos conservadores ou cirúrgicos. Historicamente, estava geralmente reservada para pessoas mais idosas com artrose grave, mas com os avanços da tecnologia e dos implantes protésicos, pondera-se a sua realização em indivíduos mais jovens e também mais precocemente em artrose menos evoluídas para otimizar qualidade de vida dos doentes.
O que acontece durante a cirurgia e quanto tempo demora?
A cirurgia é efetuada sob anestesia. Através de uma incisão, o tecido ósseo danificado é substituído por novos componentes artificiais. De um modo geral, esses componentes são fixos ao osso através de um “cimento ósseo” próprio. Quando fixos e “encaixados”, os componentes combinam-se para formar uma articulação artificial que é biologicamente compatível e imita o movimento do seu joelho natural, dependendo, no entanto, dos músculos e ligamentos circundantes para suporte e função.
A maioria destas cirurgias demoram entre 60 a 90 minutos para ser concluídas.
Como é a anestesia?
Qualquer prótese do joelho é feita com anestesia. Existem várias opções que incluem anestesia geral, anestesia da coluna vertebral ou epidural e anestesia de bloqueio de nervo regional. Em consulta, a equipa de anestesia decidirá sobre as opções mais adequadas, mas a maioria das cirurgias protésicas do joelho são efetuadas usando uma combinação das opções descritas.
O que acontece após a cirurgia?
Dependendo das condições gerais de cada doente, a maioria inicia o seu plano de recuperação em 1 ou 2 dias após a cirurgia. Após a operação, irá ter aparelhos que ajudarão a dobrar e esticar o joelho, e ajuda para sair da cama e iniciar o treino de marcha. No início, andará com a ajuda de dispositivos de caminhada (muletas, andarilho), que usará até que seja capaz de suportar todo o peso corporal. O tempo médio de internamento após a cirurgia é geralmente de três a cinco dias.
O que devo fazer depois de regressar a casa?
Depois de regressar a casa deverá continuar regularmente com a fisioterapia durante várias semanas, com exercícios específicos que terão como objetivo melhorar a funcionalidade do joelho. Será observado regulamente pelo seu cirurgião até retirar os pontos e depois disso.
Após cerca de seis semanas, a maioria dos doentes têm uma melhoria acentuada e anda confortavelmente com assistência mínima. Assim que a força muscular é restaurada com fisioterapia, poderá desfrutar da maioria das atividades (exceto corrida e salto). A maioria das pessoas recupera dentro de 3 meses, embora possa levar 6 meses ou mais para algumas pessoas recuperarem totalmente.
É importante lembrar que cada doente é diferente, pelo que todo o processo e tempo de recuperação é variável.