Skip to main content

Uma Páscoa diferente: mais saudável mas com os sabores de sempre!

publicado em 01 Abr. 2021

Esses quilos a mais adquiridos durante o confinamento não podem ser desculpa para mais excessos ou a continuação dos mesmos.

 

Não esquecer que a obesidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode atingir graus capazes de afetar a saúde. É uma doença crónica de origem multifatorial e está associada a doenças crónicas degenerativas.

 

Estilos de vida como uma má alimentação e inatividade física são fatores que podem influenciar a prevalência desta doença.

 

Pergunto: o que é que ainda falta dizer sobre este tema da OBESIDADE; falar sobre o tema, talvez falte muito pouco, mas o que falta penso ser a motivação para colocar em prática o que nos alertam e aconselham.

 

Então, será desta que vou ganhar juízo e começar a gostar de mim?
Não preciso de ser um modelo, mas sim continuar a ter SAÚDE, para poder viver e deixar viver quem de mim gosta. Já pensou no que pode perder por não ter começado a cuidar de si?

 

Por isso, nesta Páscoa, que será diferente e devemos ficar em casa com os da casa, podemos degustar as iguarias próprias da festividade, mas com moderação. Por isso, vamos confecionar a quantidade suficiente e evitar as sobras, que, primeiro, nos podem causar nostalgia pelos que não estão presentes como em outros anos, e, segundo, evitar os excessos nos dias seguintes.

 

Sugestões para um dia de Páscoa mais saudável:

 

  • Para as entradas pode fazer uma espetada com pimento, tomate cherry e pepino, são deliciosos e pouco calóricos;
  • Comece a sua refeição com uma sopa de legumes, seguida de um assado saudável; evitar as batatas assadas e o arroz, optando apenas por um deles. Não esquecer uma boa dose de legumes cozidos ou saladas.
  • De sobremesa, uma fruta ou uma salada de fruta apenas com fruta fresca e de seguida a sobremesa da época, seja: pão-de-ló, folar doce, regueifa doce; desta deve ser apenas uma fatia fina, por exemplo, da largura do dedo indicador.
  • Evite bebidas açucaradas; beba preferencialmente água, tisanas e sumos de fruta natural.
  • No final, deve fazer um pequeno passeio a pé, claro, na sua zona de residência.
  • Quanto às amêndoas e chocolates, tente ser moderado no seu consumo. Quando adquirir estes alimentos, faça-o apenas para o dia de festa, para evitar o seu consumo nos dias seguintes.

 

Goste um pouco mais de si e procure- nos, que vamos tentar ajudá-lo.