O Hospital Privado da Trofa disponibiliza, desde Julho de 2015, mais uma valência especializada e dedicada, na área dos Cuidados Paliativos.
Em que consiste?
Os cuidados paliativos têm como objetivo primordial a promoção do conforto e da qualidade de vida do doente com patologia crónica em estádio avançado. Focam-se, sobretudo, no tratamento dos sintomas, que são, muitas vezes, de difícil controlo e de gravidade progressiva, como a dor, a dispneia (“falta de ar”), o cansaço extremo, a perda de peso ou as náuseas e os vómitos. Prestam, também, apoio psicológico ao doente e aos seus familiares, ajudando-os a lidar com a doença.
Tendo um papel fundamental nos doentes com patologia oncológica, sobretudo em estádio terminal, os cuidados paliativos não esgotam aí a sua intervenção; destinam-se, também, a doentes com patologias de outra natureza, como insuficiência cardíaca, doenças respiratórias crónicas, doenças do fígado, demência e outras doenças neurológicas e todas as condições clínicas que, pela sua gravidade e pelo impacto dos seus sintomas, requeiram apoio contínuo.
Estrutura e competências
Os Cuidados Paliativos do Hospital Privado da Trofa promovem uma avaliação completa e individualizada de cada doente. Estão centralizados na Medicina Interna, gestora da globalidade, mas em estreita articulação e com apoio de diversas especialidades, nomeadamente:
- Equipa de Enfermagem
- Anestesiologia – Dor crónica
- Oncologia médica
- Nutrição
- Medicina Física e Reabilitação
- Psicologia / Psiquiatria