A doença venosa crónica engloba todo um espectro de problemas de saúde, desde pequenas telangiectasias e veias reticulares, comumente apelidadas de “derrames”, passando pelas varizes (que podem condicionar sintomas como cansaço e “peso” nas pernas, assim como edema) até aos quadros clínicos mais graves de lipodermatosclerose (com inflamação, endurecimento e escurecimento da pele dos membros inferiores) e desenvolvimento de feridas crónicas (úlceras venosas).
O tratamento cirúrgico atempado permite uma recuperação rápida com o melhor resultado estético, sendo que quando a intervenção é realizada em fases mais tardias da doença as suas sequelas podem já ser definitivas.
Se foi proposto para cirurgia de varizes e inscrito em lista de espera, atendendo às dificuldades de vários hospitais em manter uma atempada resposta cirúrgica, em virtude das condicionantes impostas pela pandemia de COVID-19, poderá ter recebido o chamado “Vale-Cirurgia SIGIC”, que lhe permite realizar esse mesmo tratamento num leque diverso de hospitais da rede privada de saúde.
Atualmente, o Trofa Saúde Boa Nova (em Matosinhos) é uma opção para a realização da sua cirurgia recorrendo a esse mesmo vale. Nele encontrará as equipas de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e restantes profissionais de saúde que já conhece, em quem confia e cuja competência e experiência reconhece.
Procurando oferecer os necessários cuidados de saúde (consultas, exames, internamentos e cirurgias), garantindo às pessoas que nos procuram os maiores níveis de segurança possível, o Trofa Saúde Boa Nova (em Matosinhos) aposta numa estratégia de múltiplas barreiras de proteção contra o SARS-CoV-2.
Por todos estes motivos, os médicos do Trofa Saúde Boa Nova e a equipa de Cirurgiões Vasculares, na qual me incluo, consideram segura e correta a escolha deste Hospital para a realização da sua cirurgia de varizes.