Definição
O varicocelo corresponde à dilatação e tortuosidade das veias espermáticas internas do cordão espermático (“varizes das veias do testículo”).
É frequentemente encontrado em adolescentes e adultos saudáveis. O varicocelo contribui significativamente para o risco de infertilidade em alguns indivíduos.
Patologia
A causa para o aparecimento do varicocelo e, em alguns casos, progressão da gravidade do mesmo não está claramente definida, mas a suscetibilidade é provavelmente determinada pela predisposição genética, forma corporal ou anormalidades venosas intrínsecas. O varicocelo apresenta maior prevalência no lado esquerdo.
As implicações andrológicas do varicocelo consistem na redução do potencial de fertilidade, hipogonadismo (“défice de hormonas masculinas”), atrofia testicular (“diminuição do tamanho testicular”) e dor escrotal.
Diagnóstico
A maioria dos varicocelos são identificados incidentalmente e, menos frequentemente, devido a queixas de desconforto ou edema escrotal. O diagnóstico do varicocelo é efetuado pelo exame clínico e deve ser confirmado com ecografia-Doppler do escroto. Pode ser identificado apenas através do exame de imagem (subclínico) ou pode ser palpável e/ou visível a “olho nu” (clínico).
Tratamento
Uma estratégia conservadora consistindo na vigilância permanece o método de escolha para a maioria das situações. O tratamento cirúrgico deve ser seletivo, uma vez que apenas uma minoria dos jovens com varicocelo são sintomáticos ou inférteis.
As principais indicações para o tratamento cirúrgico de um varicocelo clínico são:
- Atrofia testicular;
- Dor escrotal;
- Infertilidade e espermograma alterado.
A varicocelectomia (“corte e encerramento das veias espermáticas”) é a cirurgia mais frequentemente realizada no tratamento da infertilidade masculina. A melhoria da qualidade do sémen é geralmente observada após a correção cirúrgica.
Existem várias técnicas cirúrgicas para o tratamento do varicocelo, nomeadamente: cirurgia aberta, cirurgia laparoscópica, cirurgia com recurso a microscópio cirúrgico ou escleroterapia/embolização. A escolha do procedimento depende da preferência e experiência do cirurgião, assim como da taxa de complicações. As complicações mais frequentes da cirurgia são a persistência ou recorrência do varicocelo, laqueação iatrogénica da artéria testicular homolateral (o que pode condicionar atrofia testicular) e aparecimento de hidrocelo (“líquido no escroto”). A cirurgia com recurso a microscópio cirúrgico apresenta menor taxa de recorrência e de complicações.
A recuperação após a cirurgia é relativamente rápida, estando o doente apto para o seu trabalho em poucos dias.
Nas unidades do Trofa Saúde Hospital pode contar com uma equipa de Urologistas totalmente dedicada e com capacidade para dar resposta a todas as patologias urológicas. Dispomos das mais avançadas técnicas de diagnóstico e tratamento em Urologia.