Skip to main content

Cirurgia plástica no verão: o que precisa saber

publicado em 26 Jul. 2021

Durante os meses mais quentes do ano, os doentes questionam-se se devem ou não ser submetidos a cirurgias plásticas. Isto ocorre porque é um período de férias, o que torna atrativo realizar os procedimentos nesta altura. A grande questão é o calor, pelo que há que ter em atenção dois aspetos importantes:

 

  • Edema (“inchaço”) – o calor pode fazer com que alguns doentes inchem mais no pós-operatório, mas nada que não possa ser controlado através de um bom planeamento e programação. O doente tem que permanecer em ambientes mais arejados, evitar a exposição solar e apenas sair de casa quando estritamente necessário.
  • Exposição ao sol – outro fator de relevo está relacionado com a exposição ao sol, essencialmente, as cicatrizes. Por um lado, devido ao calor pode haver maior desidratação/hipotensão no pós-operatório imediato e, por outro, a exposição ao sol da cicatriz cirúrgica, com a consequente incidência dos raios solares, pode provocar uma hiperpigmentação. Assim, é recomendado uma maior ingestão de líquidos (principalmente nas maiores cirurgias) e o uso de protetores solares nas primeiras semanas de pós-operatório.
  • Manchas cutâneas – que aparecem depois da cirurgia, as equimoses (“pisaduras”). São frequentes e normais nas cirurgias plásticas e desaparecem espontaneamente sem deixar marcas. No entanto, é muito importante não se expor ao sol até o seu completo desaparecimento (1-6 semanas).

 

O sol direto sobre a cicatriz deve ser evitado nos primeiros seis meses de pós-operatório. Todavia, não existe uma única porque depende do tipo de pele de cada um.

 

Não esquecer também que se deve ter cuidado com os banhos em piscina e no mar, de forma a evitar uma possível contaminação das incisões cirúrgicas. Enquanto não estiverem bem cicatrizadas, não é recomendado banhos de imersão.

 

A grande vantagem de fazer uma cirurgia plástica no verão é poder aproveitar o período de férias laborais. O pós-operatório pode ser um pouco mais desconfortável devido à necessidade de uso de compressão elástica.

 

Alguns dos procedimentos mais procurados são:

 

  • Mamoplastia de aumento com prótese de silicone – É precisamente no verão a época mais favorável para expor o novo visual, com roupas mais decotadas. É uma cirurgia com uma recuperação mais rápida.
  • Abdominoplastia – Nesta cirurgia é removido o excesso de pele e a gordura abdominal, melhorando bastante o contorno corporal. Muitas vezes, é associada à lipoaspiração, para se obter um melhor resultado.
  • Lipoaspiração – A remoção de gordura de determinadas áreas corporais através de lipoaspiração e o seu aproveitamento para preencher outras zonas. O desconforto das cintas elásticas é sempre um dado a ter em conta durante o calor.
  • Otoplastia – A cirurgia para correção das “orelhas de abano” é mais comum nas crianças e, por isso, no verão, durante as férias, é um ótimo período para realizá-la.

 

Algumas cirurgias obrigam a um maior tempo de recuperação, pelo que é extremamente importante seguir todas as recomendações do seu cirurgião plástico, para que o resultado da sua cirurgia não seja prejudicado.