Como todos os órgãos do corpo humano, os genitais não estão isentos dos efeitos do tempo. Na mulher esses efeitos são mais acentuados na menopausa e não se limitam a zonas expostas como o rosto ou as mãos. A região vulvovaginal também sofre alterações de cor, elasticidade e lubrificação. Contudo, este não é um problema exclusivo da menopausa, podendo afetar mulheres jovens sobretudo depois do parto ou devido a radioterapia, hormonoterapia, amamentação e alguns fármacos.
Quais as causas do envelhecimento genital?
O envelhecimento genital ocorre principalmente em consequência da diminuição das hormonas sexuais. Diminui a produção de colagénio e a irrigação sanguínea, pelo que a atrofia vaginal se intensifica e o tecido genital perde vitalidade, a mucosa fica descorada, seca e muito fina.
Quais os sintomas?
Muitas mulheres reportam dor e falta de lubrificação durante a relação sexual, outras gostariam apenas de melhorar a flacidez vaginal, deixando a pele mais firme e jovem. São também frequentes a irritação da mucosa, prurido e maior predisposição para infeções e incontinência urinária.
A sintomatologia pode ser exuberante e tem um impacto muito negativo na qualidade de vida da mulher, na sua autoestima e na relação conjugal.
O conceito de rejuvenescimento genital surge através de um conjunto de tratamentos que permitem não apenas recuperar a forma e um aspeto mais jovem dos genitais, mas também restaurar a sua função. Esses tratamentos incluem: hormonoterapia (comprimidos ou cremes), substâncias biológicas como a toxina botulínica, substâncias químicas como o ácido hialurónico e utilização de Laser.
Qual o papel do Laser no rejuvenescimento genital?
Nos últimos anos o laser tem ocupado um papel cada vez mais preponderante em diferentes patologias.
Na atrofia vaginal o laser tem o potencial de reativar a produção de colagénio, melhorar a hidratação e diminuir a dor durante a relação sexual. Na incontinência urinária cada vez mais mulheres procuram alternativas ao tratamento standard que é cirúrgico. O tratamento é realizado no consultório com anestesia local, sendo bem tolerado e permite retorno imediato à vida quotidiana.
O laser permite também realizar cirurgias minimamente invasivas com menor hemorragia e, na maioria dos casos, em ambiente de consultório. Situações como hipertrofia ou assimetria dos lábios genitais, cicatrizes pós-parto, hiperpigmentação genital (associada a diabetes, obesidade e gravidez) ou aumento do tecido adiposo, condicionam uma aparência genital que tem um impacto extremamente negativo na autoestima da mulher. O laser permite redesenhar e rejuvenescer os genitais externos. Possibilita ainda exérese de lesões como nevos, verrugas ou quistos.
O rejuvenescimento genital é assim uma realidade mas o aconselhamento médico é sempre fundamental. No Serviço de Ginecologia do Trofa Saúde Hospital em Braga Centro pode contar com um corpo clínico especializado e disponível.